segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Dia Mundial contra AIDS


Hoje, no Dia Mundial contra Aids, lembramos os estragos, a dor e os transtornos que são causados por esta terrível doença, e expressamos a nossa profunda solidariedade com as pessoas afetadas e os seus/as suas familiares.
Quando os Objetivos do Milênio foram formulados no ano 2000, as "cabeças de estado" se comprometeram para parar e reverter o avanço de esta doença no ano 2015. As organizações que fiscalizam estes Objetivos nos informam que os governos e os sistemas de saúde estão atrasados para cumprir esta promessa. E o que é pior: que a doença tem cada vez mais a cara de mulher.
Por isto, cabe à sociedade civil cobrar ações concretas dos seus governos. Mas o combate a esta doença não é só um assunto técnico da ciência da medicina, e não cabe só a eles/as. O Aids se combate desde a comunidade, onde os grupos quebram os tabus para falar sobre a sexualidade, onde os pais falam de uma maneira aberta sobre o tema com os/as filhos/as, onde as mulheres exigem os seus direitos sexuais e reprodutivos, onde as pessoas seropositivas já nã são discriminadas... E nisto, todos/as nós temos um papel.
Por isto, mesmo quando isto já não seja um tema que a Volens trabalha intensivamente neste país, quero expressar a minha solidariedade com todas as pessoas que, em ações pequenas ou em grandes campanhas, combatem em conjunto esta doença.


Bloggers Unite

Nenhum comentário: